A transferência de crédito é uma opção que permite reduzir significativamente o peso do crédito no orçamento familiar.
Ao transferir o crédito entre bancos, poderá conseguir poupar dinheiro na prestação todos os meses e no final do crédito habitação.
Quando é possível mudar de crédito habitação?
A mudança pode ser feita a qualquer momento durante o período em que o empréstimo estiver em vigor. Isto é, não existe obrigatoriedade de ficar fidelizado ao Banco que lhe concedeu o crédito.
Há que avisar a instituição de crédito com 10 dias de antecedência, a mesma margem de tempo legal em que esta entidade deve disponibilizar a totalidade de dados e documentação à sua nova instituição de crédito, a partir do momento em que esta os solicita.
Tenho uma moratória: posso mudar de crédito habitação?
Sim mas, atenção. Não pode mudar de Banco enquanto estiver a usufruir dessa suspensão de pagamento. Isto porque a moratória aplica-se a esse empréstimo em particular e, ao mudar de instituição bancária, estará a contrair um novo crédito.
Pode, contudo, aproveitar esse período de suspensão para pesquisar alternativas que sejam mais vantajosas e, na posse do re-cálculo ao atual valor das prestações e prazos, fazer um exercício de comparação. Se houver beneficio, pondere então avançar para a transferência do crédito
O que devo ter em conta ao mudar de crédito habitação?
Provavelmente, quando pediu o seu crédito inicial, analisou propostas de vários bancos, comparou condições e escolheu a mais vantajosa.
Este é um processo que tem de repetir se quer mudar o seu crédito habitação. Consulte o mercado primeiro. Não escolha apenas com base num anúncio que viu ou porque não está satisfeito com o seu Banco.
O que devo comparar?
Há vários dados que são importantes para que possa comparar diferentes propostas.
Um deles é o tipo de taxa de juro. Isto é, se é fixa, variável, ou mista. A taxa variável está indexada à Euribor, o que quer dizer que sobe ou desce consoante as flutuações deste fator. Já uma taxa fixa garante maior previsibilidade, mas pode ser um pouco mais alta do que a variável.
De qualquer forma, pode sempre mudar o tipo de taxa ao longo do empréstimo.
Outro indicador a ter em conta é o valor da TAEG (taxa anual de encargos efetiva global). Esta taxa diz respeito ao custo total do crédito. Inclui todas as comissões do empréstimo, seguros, despesas com impostos e outros encargos associados por ano de empréstimo.



