Uma casa e o seu recheio são bens importantes na nossa vida e das nossas famílias. Por isso, é fundamental protegê-los face aos mais diversos riscos.
Sabemos que apenas o seguro de incêndio é obrigatório para os edifícios constituídos em propriedade horizontal. Mas, não é suficiente. Tem que ter presente que os acidentes/incidentes não acontecem apenas aos outros, e que a prevenção é a melhor forma de cuidar da sua casa e do recheio.
Por isso, é importante que faça um seguro para a casa e para o seu recheio. Que podem ser contratados de forma isolada ou em conjunto.
O que é um seguro multirriscos-habitação?
O seguro multirriscos-habitação (também conhecido por seguro da habitação ou seguro da casa), é um seguro que lhe oferece uma proteção muito completa. Além do risco de incêndio, permite proteger a sua casa e o recheio da habitação (móveis, eletrodomésticos, e outros bens), contra um conjunto muito alargado de riscos.
Quanto ao imóvel, o capital a segurar deve ser o valor da sua reconstrução, e no recheio da casa o capital a segurar deve ser o custo de substituição dos bens.
O valor do capital segurado, num e noutro caso, deve ser periodicamente atualizado (aumentado), se existirem obras ou alterações no imóvel, ou se adquirir equipamentos, mobílias ou outros bens para o recheio, porque a seguradora só paga os prejuízos referentes ao valor do capital seguro.
O seguro multirriscos-habitação é obrigatório?
O seguro multirriscos-habitação é obrigatório quando se contrata um crédito à habitação.
Mas, em qualquer caso, é um seguro útil, que deve contratar para evitar surpresas desagradáveis.
Porque, este seguro protege também as suas finanças, uma vez que pode evitar gastar muito dinheiro caso aconteça algum acidente/incidente na sua casa (ou até na casa dos seus vizinhos), ou nos bens existentes no recheio da habitação.
Por isso, é muito importante saber quais as coberturas que podem constar da apólice do seguro multirriscos-habitação.
Quais são as coberturas mais comuns?
As coberturas que podem ser incluídas na apólice de um seguro multirriscos-habitação são muito variadas, dependem das seguradoras, e dos diversos riscos que as apólices podem incluir.
Normalmente, as seguradoras têm um conjunto de coberturas pré-definidas, às quais se podem juntar outras em função das necessidades de cada caso. Naturalmente, que o prémio será calculado de acordo com o conjunto das coberturas contratadas.
São variadíssimas as coberturas que se podem incluir num seguro multirriscos, como:
- Prejuízos causados por incêndios, explosões, tempestades, quedas de raios, aluimento de terras;
- Demolição e remoção de escombros;
- Danos causados por inundações derivadas de problemas em tubagens de água e de esgotos (no chão, paredes, mobiliário, etc.);
- Pesquisa e reparação de avarias;
- Responsabilidade civil do segurado e dos membros do seu agregado familiar (por lesões corporais e materiais, provocadas involuntariamente a terceiros);
- Furto, roubo e atos de vandalismo (incluindo prejuízos em portas e janelas danificadas);
- Problemas elétricos em equipamentos;
- Quebra de antenas, painéis solares, anúncios luminosos;
- Choque ou impacto de veículos terrestres;
- Queda de aeronaves;
- Quebra de vidros;
- Danos estéticos;
Que outras coberturas podem ser incluídas?
Os seguros multirriscos incluem normalmente outras coberturas para além das mais comuns, e que podem passar despercebidas, tais como:
- Serviços de assistência técnica de vária natureza, no domicílio;
- Despesas com alojamento, alimentação, lavandaria, e despesas com vigilância à casa (se, após um incidente, estiver privado temporariamente da habitação);
- Apoio jurídico em caso de furto;
- Transporte de móveis danificados;
- Assistência médica ao segurado no domicílio.
- Há que referir que deve ter em atenção que nalguns casos o reembolso das despesas é até ao montante estipulado nas condições particulares da apólice.
Como escolher o melhor seguro?
Os valores a pagar nas várias seguradoras podem ser idênticos, mas serem distintas as coberturas e outros pormenores. Também o valor das franquias, as obrigações do segurado, a forma como é paga a eventual indemnização, são, entre outras, questões muito importantes, que deve saber.
Por isso, para poder decidir qual é, de facto, a melhor proposta, deve recorrer a um especialista na área dos seguros (mediador não exclusivo), porque conhece o mercado das seguradoras e certamente aconselhará a melhor proposta, adaptada aos seus interesses e em função das características do imóvel, propondo as coberturas a incluir na apólice do seguro a contratar.
Conte com a Dieta Financeira para o ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua habitação e a sua família.



