A quadra natalícia é uma das festividades mais marcantes dos convívios familiares. As famílias juntam-se, em paz, harmonia e amor. Uma das formas das pessoas expressarem a alegria do Natal é oferecer lembranças, prendas, mesmo que simbólicas. As refeições de Natal são outra forma de partilhar momentos tão especiais.
Ora, as compras de Natal para prendas e para as refeições, entre outras, representam gastos extraordinários significativos. Por isso, requerem alguma atenção para não prejudicarem os orçamentos familiares, porque as despesas mensais habituais mantêm-se.
Assim, enumeramos algumas dicas para ajudar a poupar nas despesas durante a quadra natalícia:
– O subsídio de Natal deve ser o suporte financeiro dos gastos a efetuar e, se possível, tentar que sobre dinheiro para poupança.
– Em função do valor disponível, faça uma lista das pessoas e das respetivas prendas, bem como a previsão dos respetivos custos, de forma a poder apurar o valor total a gastar. E, não ultrapasse esse valor, não se deixe influenciar pela “febre consumista”.
– Uma correta análise das prendas escolhidas é fundamental, porque a mesma prenda pode ter custos diferentes. Portanto, não compre sem comparar os preços em diferentes estabelecimentos.
– Faça as compras com antecedência, sem a pressa da “última hora”, e a melhores preços.
– Opte por comprar nos estabelecimentos do comércio local, evitando a confusão e o stress das filas longas nas grandes lojas, além de ganhar no atendimento e na qualidade e preço dos produtos.
– Sempre que possível, opte também pelas compras via online. Não sai de casa, poupa tempo e dinheiro nas deslocações, e ganha no conforto e na comodidade.
– Use plataformas (como a OLX) onde pode adquirir os produtos que pretende a preços bem mais acessíveis, desde que estejam em boas condições.
– Aproveite os saldos e as promoções, mesmo que ocorram após o Natal. Pode combinar com as pessoas a quem se destina, e poupa dinheiro.
– Se tiver pontos acumulados em cartões de cliente de espaços comerciais, é a oportunidade para os utilizar.
– Pode também optar por fazer as prendas que quer oferecer, inovando na transformação ou adaptação de objetos que tenha em casa. Além de interessante, representam uma poupança.
– Faça os embrulhos das prendas com material que tenha em casa, além de serem personalizadas, consegue uma poupança.
– Se puder opte por fazer as refeições natalícias em casa. Têm mais qualidade e são mais baratas do que se encomendar fora.
– Faça uma lista antecipada com o que precisa do supermercado, para evitar as compras de “última hora”.
– Aproveite as decorações do ano anterior, reutilize-as, alterando a disposição, por exemplo. Assim, não há desperdício.
– Os votos tradicionais de “Boas Festas” devem ser dados pessoalmente ou através das redes sociais, poupando nas contas das comunicações (como chamadas ou sms) .
– Evite usar os cartões bancários, em especial os cartões de crédito. São mais práticos, mas podem potenciar o consumo excessivo, porque o controle de gastos é mais fácil se for em dinheiro. A quadra natalícia é sinónimo de Festa, de convívios familiares. Mas, tem que cuidar das suas finanças pessoais e do agregado familiar.



