A idade é um fator determinante no acesso ao Crédito Habitação e nas condições de financiamento.

A partir de que idade é possível pedir um crédito habitação?

Se quiser contrair um crédito habitação, tem que ter no mínimo 18 anos de idade. E, a idade máxima no final do contrato situa-se nos 75 anos, para a maioria dos bancos.

Qual a influência da idade nos prazos dos empréstimos?

Desde 2018, que o prazo máximo para os contratos de crédito habitação estava definido nos 40 anos, para todos os clientes, desde que, no fim do empréstimo, os titulares não tivessem mais que 75 anos de idade.

Quais as novas regras da idade para o crédito habitação?

Agora, se pretender comprar casa, recorrendo ao crédito habitação, tenha em conta que, por recomendação do Banco de Portugal, no passado dia 1 de Abril, entraram em vigor novos prazos para o financiamento, a saber:

  • Idade igual ou inferior a 30 anos, mantém-se os 40 anos como limite máximo do contrato;
  • Idade entre os 30 e 35 anos, o prazo máximo do financiamento é de 37 anos;
  • Idade superior a 35 anos, o prazo máximo de financiamento é de 35 anos.

Os casais que queiram contratar um crédito habitação, devem ter presente que, para efeitos de financiamento, conta a idade do membro mais velho.

Idade afeta a prestação mensal

Com as novas regras, os valores da prestação mensal do empréstimo da casa, são mais elevados para quem tem mais de 30 anos de idade, porque terá menos tempo para pagar o empréstimo.

Contudo, a redução do prazo também leva a um menor custo do empréstimo, uma vez que se amortiza mais capital na prestação mensal e paga-se juros durante menos anos.

E, com menos anos a pagar o empréstimo, reduz também os encargos com os seguros obrigatórios (de vida e multirriscos) e com as despesas bancárias associadas ao empréstimo.

Objetivos das novas regras da idade nos créditos habitação

O principal objetivo do Banco de Portugal com estas novas recomendações é “a convergência da maturidade média dos novos contratos de crédito habitação para 30 anos até ao final de 2022”, mas também que “as instituições não assumam riscos excessivos na concessão de crédito, de forma a reforçar a resiliência do sector financeiro a potenciais choques adversos, e a promover o acesso a financiamento sustentável por parte dos consumidores, minimizando o risco de incumprimento”.

Outras informações
  • É possível exceder o limite da idade (75 anos), através do crédito sénior, que é destinado a quem tem mais de 50 anos. Neste tipo de empréstimos, não é estabelecida uma idade máxima, apesar de serem exigidas garantias. Habitualmente, os bancos requerem fiadores mais jovens, em que a soma do prazo do crédito e a idade do fiador sejam inferiores a 70 anos.
  • A idade, não é o único fator a determinar a concessão do crédito habitação, há outros aspetos que são analisados e podem influenciar a decisão e as condições do financiamento, como: a solvabilidade, a taxa de esforço, e as garantias reais que o cliente possa apresentar. Além disso, o valor do financiamento é apenas 50% da avaliação do imóvel.

Se pretender mais informações, não hesite em contactar-nos.

 

Fique a saber o peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar.

Descubra o valor a pagar neste imposto no momento de comprar casa em 2021.

Se vai comprar casa com recurso a crédito descubra o peso que esta representará no seu orçamento mensal.

Descubra como poupar no
seu Crédito à Habitação

Faça a sua simulação gratuita e sem compromisso.