Se vai comprar casa e precisa de recorrer ao crédito habitação, deve saber que a avaliação é determinante, porque, depende do seu valor, o montante do financiamento bancário e, assim, viabilizar, ou não, a compra.
Porque é necessária a avaliação?
A avaliação pode ser realizada por diversas razões, sendo a mais comum, a que é exigida na contratação de um crédito habitação, que é obrigatória, e cujo custo é suportado pelo comprador.
Quando se solicita um crédito habitação, é com base na avaliação que os bancos ou instituições financeiras decidem o montante que podem financiar. Portanto, quanto menor for o valor da avaliação, menor será o montante máximo do empréstimo.
Quem faz a avaliação da casa?
A avaliação do imóvel é pedida pelo banco, a pessoas ou entidades especializadas, independentes, e certificadas, externas aos bancos ou às instituições financeiras.
O comprador também pode mandar realizar, previamente, uma avaliação, para ter a noção de qual pode vir a ser o valor do financiamento.
Quais são os fatores que influenciam a avaliação de um imóvel?
No cálculo da avaliação de um imóvel, o fator mais relevante, é a localização, de acordo com os peritos avaliadores. Mas, o valor do imóvel depende de outros fatores, como: ano da construção; tipologia; áreas; estado de conservação; qualidade da construção; acabamentos; vista; exposição solar; eficiência energética; área envolvente; extras.
Como se calcula o valor da avaliação?
O perito avaliador analisa os fatores referidos, e aplica uma fórmula. O valor de mercado do imóvel é obtido através da multiplicação do índice do valor por metro quadrado da zona pela área de construção da casa.
O índice do valor por metro quadrado resulta da análise estatística efetuada sobre uma amostra de valores transacionados na mesma zona de casas com características idênticas à que está a ser avaliada.
Apresentação do relatório da avaliação
No final, o perito elabora um relatório técnico que servirá de garantia ao banco ou instituição financeira, dado ser um valor credível, e entrega uma cópia ao cliente.
A importância da avaliação
A avaliação é muito importante, porque nos termos de uma diretiva de 2018, do Banco de Portugal, no crédito habitação foi fixado o limite máximo de 90% para o financiamento, com base no valor da avaliação ou no valor da transação do imóvel (o menor dos dois).
O valor difere entre avaliadores?
As avaliações podem diferir de perito para perito, uma vez que trabalham com dados estatísticos, e valores de mercado da zona onde se insere o imóvel. E, a ponderação dos fatores depende, muitas vezes, da experiência, dos conhecimentos e da sensibilidade dos peritos avaliadores.
Contudo, se existirem outras avaliações do mesmo imóvel, deverá haver alguma convergência no valor, caso contrário, podem não ser validadas se houver diferenças superiores a 20%. Serão, então, pedidas justificações técnicas, ou, em última instância, podem ser solicitadas novas avaliações.
Pode ser pedida uma nova avaliação?
Sim. Se não houver acordo relativamente à avaliação efetuada, pode reclamar junto do banco, e solicitar uma segunda avaliação.
Qual é o custo de uma avaliação?
O custo de uma avaliação depende se é realizada através de uma instituição bancária ou diretamente pelo cliente, e também do tipo e da localização do imóvel.
Se precisar de mais informações e/ou esclarecimentos, não hesite e contacte-nos.



