O seguro de vida é feito habitualmente quando se contrai um crédito habitação, até porque é obrigatório. Mas, há muitas outras razões que justificam ter um seguro de vida. Pode ser por vantagem fiscal, mas é principalmente por prevenção, porque os imprevistos acontecem a todos e a todo o momento.

Por isso, de forma preventiva, o seguro de vida é muito importante, pela proteção financeira que proporciona, mas também para dar segurança e qualidade de vida à pessoa segura e à sua família.

O que é um seguro de vida?

Um seguro de vida traduz-se num contrato celebrado entre uma pessoa e uma companhia seguradora, com vista a ficar garantida a proteção financeira a si própria ou aos beneficiários que indicar.

Um seguro de vida dá tranquilidade porque a pessoa segura e a família sabem que têm apoio financeiro se uma fatalidade grave acontecer. E, não é só para o caso de falecimento, como muitas pessoas pensam. É também para situações de invalidez, de acidente, de doenças graves.

Que tipo de coberturas existem?

As coberturas do seguro de vida incluem normalmente a proteção no risco de morte (natural ou por acidente), de sobrevivência, e invalidez (por doença ou por acidente):

  • No caso de morte, a seguradora tem de pagar aos beneficiários o capital que foi contratado pela pessoa segura;
  • No caso de sobrevivência, a cobertura permite que a pessoa segura receba o capital acordado, caso esteja viva no fim do contrato;
  • No caso de invalidez, a cobertura pode abranger a invalidez total e permanente (ITP) ou a invalidez absoluta e definitiva (IAD);
Tipos de Seguros de Vida

Pode fazer um seguro de vida individual ou um seguro de vida de grupo.

E se já tiver um seguro de vida quando comprar casa?

No caso de comprar uma casa e contrair um crédito habitação, se já tiver um seguro de vida, é menos uma preocupação, porque pode servir para esse efeito.

Deve ter em conta que, se esse seguro não for da mesma seguradora do banco onde vai contrair o crédito, isso pode ter impacto nas condições do crédito, nomeadamente no valor do spread. Mas, pode, se as condições propostas o justificarem, pedir a transferência do seguro de vida para a seguradora do banco.

Na Dieta Financeira tem ao seu dispor uma calculadora para simular o seu seguro de vida, sem compromissos.

 

Fique a saber o peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar.

Descubra o valor a pagar neste imposto no momento de comprar casa em 2021.

Se vai comprar casa com recurso a crédito descubra o peso que esta representará no seu orçamento mensal.

Descubra como poupar no
seu Crédito à Habitação

Faça a sua simulação gratuita e sem compromisso.